
Pintura de Susan Rios
Na folha lisa e escorreita,
O lápis afiado e porfiador
Elabora percursos mansos
Em sinuosas ruas que se espraiam.
Escrever é desagrilhoar
O pó da memória em vão acumulado
E gritar,
E dizer alto,
Que revolta nos acomoda o peito,
Que afago nos acaricia a alma.
Escrever é arrojar o Futuro.
Ao alcance de um artigo,
De um pronome,
De um verbo.
Verbo é “criar”,
O início de tudo,
A sedição,
A ociosidade das palavras.
Tresfolgo a escrita
De um trago.
Acre, por vezes,
Libertador, sempre.
O ar está abarrotado de palavras.
As mais infalíveis estão, contudo,
Em bolsos de pequenas crianças,
De mãos rosadas e roliças,
Que as retiram em movimentos loquazes
E as levam à boca como rebuçados
Inspiradores da candura da infância.
Tu, Criança,
És quem melhor descreve o mundo,
Porque és a vagem verde viçosa
De uma aurora que não distingue nuvens.
(Poema de Filipe Lamas in Tretas & Letras)
Gostei.
ResponderEliminarBj
Bonito, muito bonito! E a conjugação de poema e imagem está colossal!
ResponderEliminarNão sei o que mais admiro em seu blog, as poesias ou as pinturas... Tudo muito perfeito.
ResponderEliminarParabéns
Um bom trabalho!
ResponderEliminarMas acho que tambem pode ser lido de baixo para cima.
Eu li das duas maneiras e gostei.
Parabens ao autor.
Obrigada à PP pelas boas escolhas que aqui faz.
(eu gostava muito de lhe dar um beijinho agora. porque é muito especial. não sei como agradecer. fico muito feliz. assim que a vir, dou-lhe um abraço. do coração.)
ResponderEliminarGOSTEI BASTANTE DESTE POEMA E APROVEITO PARA DEIXAR O MEU BLOG!!
ResponderEliminarpaulomalekithrema@blogspot.com
Muito obrigado pela honra que me concede ao colocar neste blog que muito admiro um dos meus poemas!
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarSe gostas de cinema vem visitar-nos em
www.paixoesedesejos.blogspot.com
todos os dias falamos de um filme diferente
Paula e Rui Lima
Ingenuamente (no bom sentido) perfeito!
ResponderEliminarOutra boa escolha...
ResponderEliminarA sensibilidade evapora pela tua pele...
Parabens ao poeta...e á Poesia Portuguesa..por nos transformar...momentos de grande encanto!
Beijos da
Maria
Escrever é arrojar o Futuro.
ResponderEliminarAo alcance de um artigo,
De um pronome,
De um verbo.
Verbo é “criar”,
O início de tudo,
A sedição,
A ociosidade das palavras.
Tresfolgo a escrita
De um trago.
Acre, por vezes,
Libertador, sempre.
Muito bonito parabelizo o autor e kem publica
Vanessa
Escrever,
ResponderEliminara procura da palavra,
o começo do sonho,
da ponta dos dedos
estalam aromas
que se pespegam
no claro luar.
Há sorrisos,
há choros,
mas,
é verdade,
que nos bolsos das crianças,
estão as palavras,
que ainda ficam por dizer.
Um beijo
muito bom...
ResponderEliminarpreciso de uma cópia deste com urgÊncia...vou utilizar amanha À tarde..
desde já espero..
agradeço a compreensão