terça-feira, dezembro 25, 2007

Natal à Beira-rio


Imagem de C.Galarneau

É o braço do abeto a bater na vidraça!
É o ponteiro pequeno a caminho da meta!
Cala-te, vento velho! É o Natal que passa,
a trazer-me da água a infância ressurrecta.

Da casa onde nasci via-se perto o rio.
Tão novos os meus Pais, tão novos no passado!
E o Menino nascia a bordo de um navio
que ficava, no cais, à noite iluminado...

Ó noite de Natal, que travo a maresia!
Depois fui não sei quem que se perdeu na terra.
E quanto mais na terra a terra me envolvia
mais da terra fazia o norte de quem erra.

Vem tu, Poesia, vem, agora conduzir-me
à beira desse cais onde Jesus nascia...
Serei dos que afinal, errando em terra firme,
precisam de Jesus, de Mar, ou de Poesia!

(David Mourão-Ferreira, Cancioneiro de Natal,1971)

14 comentários:

© Piedade Araújo Sol disse...

Confesso que não conhecia este poema.

Como sempre fizeste uma boa escolha.

Feliz Natal!

Mar Arável disse...

MEU DEUS

COMO SOMOS

TÃO CRIATIVOS

João Mãos de Tesoura disse...

Lindíssimo!

Feliz Natal

Maria P. disse...

É lindo.

Beijinho*

P.S. Pode sempre "roubar" na Casa:)

Monte Cristo disse...

Obrigado por este revisitação de David Mourão-Ferreira e pelo belo fundo musical.

Por momentos, houve paz em mim.

Bem hajas.

Paula Raposo disse...

Uma excelente escolha de um Poeta que eu adoro!! Beijos.

© Piedade Araújo Sol disse...

Querida amiga que tao bem dás a conhecer a Poesia Portugues.

Foste agraciada com um premio, quando puderes passa no meu maresias.

Obrigada!

Diogo Ribeiro disse...

Ora, mais um poema que não conhecia. Obrigado por o partilhares :)

Também passei aqui para desejar os meus votos de um Feliz 2008.

Abraço :)

Luis Eme disse...

Bonita escolha...

abraço e excelente 2008.

O Profeta disse...

Olhos abertos de espanto
A esperança renovada
Há um novo ano que anuncia
Os passos da felicidade na sua chegada

E porque gosto de ti
Companheira de viagem
Que a minha companhia
Não seja uma miragem

E porque tocaste o profeta
Com a delicadeza da tua terna mão
No abrir das minhas portas
Ilumino teu coração


Um mágico 2008


Um beijo da luz

Maria disse...

L I N D O ! ! ! ! ! !

:-)




Olha, creio que conheces
mas senão...vai aqui ler um amigo que vais gostar ,-)

http://instanteszt.blogspot.com/

Beijos grandes*****

I wishhhh'iu a hapi niu yer 2008!
com muita Saúde & Alegria!!!

:-)

Diogo Ribeiro disse...

Um bom ano de 2008 para ti, Poesia Portuguesa. E já agora, tens um presente para ti no meu blogue ;)

Beijo :)

Poesia em Rede disse...

Convidamos todos os amantes da poesia a participarem no II Prémio de Poesia em Rede "Poemas da Minha Terra"

Fernando Vasconcelos disse...

Que coincidência engraçada. Eu costumo todos os Natais enviar um texto com um presente "virtual" e este ano foi exactamente este poema que escolhi. Ao lê-lo hoje não pude deixar de comentar este post e dar-lhe os parabéns. Vou passar a visitar e comentar :-)