segunda-feira, julho 21, 2008

Em dia de Aniversário...

O Porosidade Etérea é um blogue que teve a origem do seu nome, segundo as palavras da sua autora, no poema…

Máquina do Mundo

O Universo é feito essencialmente de coisa nenhuma.
Intervalos, distâncias, buracos, porosidade etérea.
Espaço vazio, em suma.
O resto, é a matéria.
Daí, que este arrepio,
este chamá-lo e tê-lo, erguê-lo e defrontá-lo,
esta fresta de nada aberta no vazio,
deve ser um intervalo.

De António Gedeão


Falar do Porosidade Etérea é convidar-vos a percorrer e conviver com a Poesia que a Inês Ramos nos aferta de uma forma altruísta, diria mesmo carinhosa.


Eu adoro todas as coisas
E o meu coração é um albergue aberto toda a noite.
Tenho pela vida um interesse ávido
Que busca compreendê-la sentindo-a muito.
Amo tudo, animo tudo, empresto humanidade a tudo,
Aos homens e às pedras, às almas e às máquinas,
Para aumentar com isso a minha personalidade.

Pertenço a tudo para pertencer cada vez mais a mim próprio
E a minha ambição era trazer o universo ao colo
Como uma criança a quem a ama beija.
Eu amo todas as coisas, umas mais do que as outras,
Não nenhuma mais do que outra, mas sempre mais as que estou vendo
Do que as que vi ou verei.
Nada para mim é tão belo como o movimento e as sensações.
A vida é uma grande feira e tudo são barracas e saltimbancos.
Penso nisto, enterneço-me mas não sossego nunca.

Dá-me lírios, lírios
E rosas também.
Dá-me rosas, rosas,
E lírios também,
Crisântemos, dálias,
Violetas, e os girassóis
Acima de todas as flores...

Deita-me as mancheias,
Por cima da alma,
Dá-me rosas, rosas,
E lírios também...

(Excerto)

(Poema de Álvaro de Campos in
Fernando Pessoa, Obras Completas - I Volume, pág.432/433)


Pelo 2º. aniversário do Porosidade Etérea endereço à Inês Ramos as minhas sinceras felicitações pelo trabalho desenvolvido, desejando-lhe as maiores felicidades a todos os níveis...

9 comentários:

  1. Obrigada!
    Por tudo!
    Pelas visitas, pelos comentários, pelo apoio...
    Por este belíssimo poema de Álvaro de Campo, pelas tuas palavras...
    Por me mostrares que vale a pena dar sem esperar nada em troca.
    Obrigada!
    Neste dia em que tenho de trabalhar, mesmo engripada, este post foi o meu elixir.

    ResponderEliminar
  2. Viva, Poesia!

    Bem-reaparecida!

    Abraço

    Ruben

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela informação. Já deixei o meu recado no blog de Inês Ramos que não conhecia.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. Em data de comemoração,deixo as palavras de Eugénio de Andrade:
    "...
    Amanhã saberei em que regaço as palavras se dispõem a dormir "

    ResponderEliminar
  5. daqui deixo os meus parabéns à Ines.

    a ti deixo a minha justa admiraçao pela tua generosidade.

    bem hajas!

    e que a poesia portuguesa volte à blogesfera.

    um beij

    ResponderEliminar
  6. Não conheço o espaço da Inês. Irei lá. Obrigada por partilhares connosco o teu saber. Muitos beijos.

    ResponderEliminar
  7. Voltaste em grande!! Parabéns a ambas pelo amor demonstrado à poesia. Que seja para ficares!! Não voltes a dar-nos um desgosto destes que foi a tua ausência.
    Beijão do aaron

    ResponderEliminar
  8. Lindo...Sem duvida..
    Não ha palavras para descrever a beleza duma boa poesia :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. A POESIA é o alimento da ALMA e a chave da LIBERDADE.

    PARABENS pelo blog: está LINDO!

    Sou nova na blogesfera, mas podes ver os meus blogs: http://poetaisabelmoreira.blogspot.com /http://poeta-isabelmoreira.blogspot.com /http://poemasminharute.blogspot.com /
    beijo!

    ResponderEliminar

Caros visitantes e comentadores:

Obrigada pela visita... é importante para cada um dos autores da poesia constante deste blogue que possas levar um pouco deles e deixar um pouco de ti… e nada melhor que as tuas palavras para que eles possam reflectir no significado que as suas palavras deixaram em ti.

E porque esta é uma página que se pretende que seja de Ti para TODOS e vice-versa, não serão permitidos comentários insidiosos ou pouco respeitadores daquilo que aqui se escreve.

Cada um tem direito ao respeito e à dignidade que as suas palavras merecem. Goste-se ou não se goste, o autor tem direito ao respeito da partilha que oferece.

Todos os comentários usurpadores da dignidade dos seus autores são de imediato apagados.

Não são permitidos comentários anónimos.
Cumprimentos,