sábado, dezembro 24, 2005

Menino Jesus da minha cor


Presépio
Dili, Dezembro 2003 - Tózé


Meu Natal Timor,
Meu primeiro Natal.

Quantos anos tinha?
Nunca o soube ao certo.

Minha Mãe-Menina
Fez-me o seu presépio:
Uma encosta arrancada ao Ramelau [1]
Com uma gruta ausente
Cheia de Maromak [2]
E perfume de coco.
Um búfalo e um kuda [3]
E o bafo quente dos seus pulmões.
E um menino sobre a palha de arroz
E folhas de cafeeiro.

Um menino branco
Igual aos que chegavam de longe.

- Ínan [4], quem é?
- É o Maromak-Filho [5] e teu irmão!

E eu recuei, porque via no berço
Um menino rosado,
Um menino branco
Igual aos que chegavam de longe.

- Ele é, mais do que todos, teu irmão...
- Mas como pode ser um meu irmão?
- É teu irmão: firma-lhe bem os teus olhos, meu amor!

E eu, obedecendo,
Firmei-me todo n’Ele.
E vejo-O desde então
Também da minha cor!

(Poema de Fernando Sylvan-Timor Leste)


Poema e imagem recolhidos em Chuviscos...onde encontrarão a explicação do Poema.

8 comentários:

  1. Podes usar à vontade...

    Bom Natal.

    (Manda-nme wsse ficheiro de música, por favor)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. As minhas viagens pela net trouxeram-me até aqui e gostei deste aconchego!

    "Viver o Natal é permitir que Deus faça morada no nosso coração..."

    Festejemos a alegria de estarmos vivos, deixemos a nossa alma voar em busca de novos sonhos,
    deixemos que as estrelas da felicidade iluminem nossa existência.

    Um Feliz Natal cheio de sorrisos interiores, muita saúde, muitas alegrias e realizações.

    *Carinhos Infinitos*
    Fanny

    ResponderEliminar
  3. No Natal a vontade de estar equilibra-se no arame virtual da esperança,
    atitude de risco,
    quando as redes de segurança,
    globalizadas,
    desesperam na incertitude das intempéries humanas.

    O Natal existe na infância dos seres.
    Está provado por escanção,
    de-mérito e arrogância.

    Passarinhos re-cantam,
    Poemas-penas de Amor.
    Formiguinhas e-laboram cenários,
    gatinhos desmiam estratégias e teias.
    Logo, o Natal existe.

    Mas só mais logo!
    25 de Dezembro de 2005
    APIUR

    ResponderEliminar
  4. Agradeço as palavras,
    simpáticas,
    semeadas no meu blog.
    Saudações,
    Apiur

    ResponderEliminar
  5. conheci mtº bem o Sylvan. K agradável encontrar aqui um poema dele e logo este.claro.Boas entradas e um melhor 2006

    ResponderEliminar
  6. Vou estar ausente até janeiro, antes da partida, quero agradecer-te toda a excelente poesia que deste a conhecer durante 2005.

    Grande beijinho.

    Excelente 2006.

    ResponderEliminar
  7. Timor uma terra de gente tão sacrificada!! Bem hajas por trazeres aqui este poema e este grande poeta!!!
    cumprimentos e bom ano novo
    Luis Cerqueira Damião

    ResponderEliminar

Caros visitantes e comentadores:

Obrigada pela visita... é importante para cada um dos autores da poesia constante deste blogue que possas levar um pouco deles e deixar um pouco de ti… e nada melhor que as tuas palavras para que eles possam reflectir no significado que as suas palavras deixaram em ti.

E porque esta é uma página que se pretende que seja de Ti para TODOS e vice-versa, não serão permitidos comentários insidiosos ou pouco respeitadores daquilo que aqui se escreve.

Cada um tem direito ao respeito e à dignidade que as suas palavras merecem. Goste-se ou não se goste, o autor tem direito ao respeito da partilha que oferece.

Todos os comentários usurpadores da dignidade dos seus autores são de imediato apagados.

Não são permitidos comentários anónimos.
Cumprimentos,