sexta-feira, janeiro 06, 2006

O Pássaro da Alma

As palavras saídas dos lábios das crianças têm um misto de ingenuidade, sentimento e poesia… porque a poesia está em cada palavra saída do fundo do coração, do fundo da nossa alma…especialmente as que saem do coração de uma criança. Quero assim com a ingenuidade das palavras de uma criança comemorar, desejando-vos um


FELIZ DIA DE REIS

Visage De La Paix(Serigraph)by Pablo Picasso


"João, paras quieto ou tenho que te dar uma palmada?"

Ficou quieto de repente, saltou para o meu colo, no sofá, e perguntou-me com um ligeiro sorriso, vestido de espanto:


"Foi o teu pássaro da alma que abriu a gaveta de estar zangado?"


Foi a minha vez de experimentar o espanto. Apanhada completamente de surpresa, não conseguia perceber se estava a tentar distrair-me a atenção do que me tinha feito zangar ou se estava simplesmente a "mangar" comigo...


"Tu não penses que me fazes esquecer a palmada. Ora volta lá a fazer a mesma asneira e vais ver se há pássaro que te salve... Ai, ai, ai""Mas tu não me respondeste. Foi o teu pássaro da alma?"

"Mas que conversa é essa?"

"Então tu não sabes que vive um pássaro dentro de nós? Oh, mãe, eu conto-te!Ele chama-se Pássaro da Alma e vive num sítio muito fundo, dentro do peito das pessoas... foi a Mafalda que nos contou hoje..."

"E esse sítio é...?"
"É a nossa alma, mãe! E lá, no fundo dela, há muitas gavetas... a gaveta de estar zangado, a gaveta de ficar contente, a de ter sono, a de ter fome, a de ficar triste, a de chorar... e até há gavetas de ter vontade de dar coisas às pessoas!"

" Que coisas, filho?"

"Beijinhos... queres um? Se eu te der um beijinho pode ser que o teu Pássaro da Alma feche a gaveta de estar zangado..."


Olhei bem no fundo daqueles olhitos expectantes e não consegui disfarçar a ternura de um sorriso. Nesse momento, senti no fundo do meu peito o movimento de uma velha gaveta a fechar... e o crescer de umas asas que me impeliram a voar ao mundo do meu menino-homem que, ainda no meu colo, esperava ansiosamente uma resposta minha, como se essa fosse a confirmação da veracidade daquela história lindíssima, contada pela Mafalda! Abracei-o devagarinho, muito devagarinho para que tivesse tempo de perceber a imensidão do meu Sim... e sosseguei-o:


"O Pássaro da Alma já fechou a gaveta de estar zangado, mas disse-me que voltava a abri-la se tu fizesses asneira outra vez... Por isso vamos lá a pensar os dois no que havemos de fazer para o Pássaro só abrir as gavetas das coisas boas... O que achas?""Mas eu sei! Olha, não podemos trancar as gavetas sem ele ver porque essas gavetas não têm chaves, mas podemos ter vontade de fazer as coisas bem e o Pássaro da Alma passa as coisas boas para as gavetas de cima e esquece-se das gavetas de baixo, onde ficaram as coisas más... Ele gosta de beijinhos e tu também. Eu dou-te muitos beijinhos, não faço asneiras e pronto!

"Combinado! Vamos lá ajudar o Pássaro da Alma a arrumar as coisas boas nas gavetas de cima! Dá cá um beijo grandeeeeeeeeeeee!"


Agora já entendo os ruídos da Alma nos dias cinzentos... 


É o Pássaro da Alma a arrumar as gavetas! Logo que se esquece das debaixo, a alma serena e a paz invade-me! Eu pedi-lhe que reservasse a gaveta mais acima de todas para colocar lá estes momentos doces da minha vida... e que a deixasse sempre aberta!...

Composição de Cris (Do Fundo do Meu Arco-íris)

20 comentários:

  1. Feliz dia dos reis e bom fim de semana.
    Bjx

    ResponderEliminar
  2. Caros amigos Bloguistas,

    É com muita honra que venho anunciar a ida do nosso amigo Poeta Popular novamente à TVI...

    Caso deseja saber mais apareça no Seu Blog de Literatura :: NA ESCURIDÃO DA NOITE (www.escuridaonoite.pt.to).

    TODOS JUNTOS EM PROL DA LITERATURA

    ResponderEliminar
  3. Lindo, gostei de ler este texto e realmente faz bastante sentido! As crianças tem aquele dom inato de tornar as coisas mais simples do que nós adultos conseguimos em caminhos curvados.
    Realmente, é bom ser criança!

    Bjokitas pra ti da Memorex e abraços :)

    Que 2006 seja a realização de muitos sonhos.

    ResponderEliminar
  4. Uma perfeição...E um dos meus filhos e o filho dele fazem anos neste mesmo dia de Reis! Comovi-me. Beijinhos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Uma doçura de texto. Da boca das crianças sai a poesia da vida.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. belo texto, adorei ler
    jocas maradas

    ResponderEliminar
  7. lindíssimo texto e na palavras sábias de uma criança, como
    me encheu a alma

    " o Pássaro da Alma " em doces momentos

    beijinhos meus

    ledna

    ResponderEliminar
  8. Texto lindíssimo e ternurento que abriu a gaveta da comoção e a gaveta das coisas lindas para guardar! :-))

    Um beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  9. "O Pássaro da Alma já fechou a gaveta de estar zangado, mas disse-me que voltava a abri-la se tu fizesses asneira outra vez... Por isso vamos lá a pensar os dois no que havemos de fazer para o Pássaro só abrir as gavetas das coisas boas... O que achas?"

    Isso que é ser dura na queda!


    looooool

    ResponderEliminar
  10. As crianças vivem em mundo imaginários, mas estão sempre num acto criativo. E essa criação é tanto criação pura que provém de personalidades genuínas, ainda não carregadas pelas experiências e ensinamentos ancestrais que, pouco a pouco, lhes vão fazer "esquecer" aquele seu poder angelical.

    ResponderEliminar
  11. continuemos assim a honrar as nossas crianças. elas merecem!

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Vim aqui para te dizer q fiquei muito feliz por teres trazido este texto até ao teu blog.
    Esta foi uma conversa real entre mim e o meu filho. Ele é uma criança doce e extraordinária e ensina-me muitas coisas.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  13. Ena pá!...Mais um daqueles textos que tomba a alma ao mais duro. As crianças têm esse poder de transformar ira de momento em enlevos de carinho. Como recordo as "ameaças" que fazia aos meus "pequeninos" e a forma linda com que me fechavam as gavetas.
    Simplesmente belo este texto.
    Obrigado pela partilha.
    Beijo

    ResponderEliminar
  14. Já tive oportunidade de comentar este texto no espaço da Cris. A Cris tem a sensibilidade na ponta dos dedos e é sp um prazer imenso lê-la.

    Beijo às duas.

    Lina/Mar Revolto

    ResponderEliminar
  15. Alma, pássaro, Criança,
    Signos que andam juntos, de mãos dadas, na ciranda infinita
    sob o hálito do sentimento profundo
    que revela nosso parentesco
    de Algo além de nós

    Poeta leia, por favor,
    a Canção Para Aline
    no http://vidarteecologia.blogspot.com/

    Obrigado pela palavra, pela canção.

    José J Azevedo.

    ResponderEliminar
  16. Ah! as crianças!... As verdades de nos ensinam de dentro da sua inocência!... Há lá seja o que for de mais bonito...

    ResponderEliminar
  17. Adoro este Livro.

    Já o ofereci três vezes...
    A Três pessoas bem diferentes

    Por motivos bem diferentes...
    Acho que nem todos percebem o que tem dentro!

    ResponderEliminar

Caros visitantes e comentadores:

Obrigada pela visita... é importante para cada um dos autores da poesia constante deste blogue que possas levar um pouco deles e deixar um pouco de ti… e nada melhor que as tuas palavras para que eles possam reflectir no significado que as suas palavras deixaram em ti.

E porque esta é uma página que se pretende que seja de Ti para TODOS e vice-versa, não serão permitidos comentários insidiosos ou pouco respeitadores daquilo que aqui se escreve.

Cada um tem direito ao respeito e à dignidade que as suas palavras merecem. Goste-se ou não se goste, o autor tem direito ao respeito da partilha que oferece.

Todos os comentários usurpadores da dignidade dos seus autores são de imediato apagados.

Não são permitidos comentários anónimos.
Cumprimentos,