quarta-feira, outubro 12, 2005

Se só no ver puramente...


Glosa a mote alheio

"Vejo-a na alma pintada,
Quando me pede o desejo
O natural que não vejo."

Se só no ver puramente
Me transformei no que vi,
De vista tão excelente
Mal poderei ser ausente,
Enquanto o não for de mi.
Porque a alma namorada
A traz tão bem debuxada
E a memória tanto voa,
Que, se a não vejo em pessoa,
"Vejo-a na alma pintada."

O desejo, que se estende
Ao que menos se concede,
Sobre vós pede e pretende,
Como o doente que pede
O que mais se lhe defende.
Eu, que em ausência vos vejo,
Tenho piedade e pejo
De me ver tão pobre estar,
Que então não tenho que dar,
"Quando me pede o desejo."

Como àquele que cegou
É cousa vista e notória,
Que a Natureza ordenou
Que se lhe dobre em memória
O que em vista lhe faltou,
Assim a mim, que não rejo
Os olhos ao que desejo,
Na memória e na firmeza
Me concede a Natureza
"O natural que não vejo."

(Poema de Luís de Camões)

17 comentários:

Maria do Céu Costa disse...

Olha quem aqui encontrei, o Luis de Camões, boa selecção. Beijinhos.

Paula Raposo disse...

Camões!! Extraordinário, sempre. Beijos

lazuli disse...

encantei-me aqui..

lazuli disse...

encantei-me aqui..

lazuli disse...

Emprestas-me a música?
Quando for possível...?

O Micróbio disse...

Ainda bem que voltaste... :-)

Daniel Aladiah disse...

Querida PP
Uma opinião: poesia (e de Camões) com verso centrado? Não! :) (chamem-me antigo)
Um beijo
Daniel

susana disse...

o nosso velho poeta e o mais conhecido...é smp bom lembrá-lo

um abraço,
pastora de estrelas

romero disse...

el más famoso poeta portugues !el poeta lusitano que tanto me gusta.Que precioso:)
besito

© Piedade Araújo Sol disse...

Bem escolhido!!!!!

Friedrich disse...

Se hoje Luís de Camões tivesse possibilidades de aparecer por aqui, linda e humoristica poesia ele iria escrever, que poria todos nós a ler... E eu morreria de riso! por isso mesmo o melhor é ele não aparecer, sempre quero continuar a viver.

Beijos

Dulcineia disse...

Gostei desta página.talvez ganhe coragem e passe a ler mais...poesia.

Zica Cabral disse...

o nosso fantastico Luis de Camões, tão esquecido actualmente.
Eu adoro Camões e,confesso, que devia ser a unica pessoa na minha turma do 5º ano ........de há milhares d'anos atrás.....que gostava mesmo de estudar os Lus+iadas. Pudera fui embalada ao som deles. Eram-me familiares.
Mais tarde li a Lirica e fiquei apaixonada pelo poeta e seus versos
Obigado por o lembrares aqui
Beijinhos
Zica

terragel disse...

Camões, mestre dos mestres, na vida e no amor, poucos conseguiram realizar o que ele realizou com tão pouco. De qualquer maneira vou deixar meu rastro para que me faças uma visita.
Bjs

folhasdemim disse...

Belas escolhas :) Beijos, Betty

Anónimo disse...

MM

Este teu ite é um deleite para a alma.

Cada vez te admiro mais

CF

Å®t_Øf_£övë disse...

Bela escolha.
Gostei.
Bom fds.